No litoral centro-norte catarinense a expansão urbana e o turismo vêm causando impactos como a poluição dos corpos hídricos e exclusão da vegetação costeira, agravando processos erosivos nos ambientes costeiros, bem como a perda da biodiversidade em geral.
Dentre os ambientes afetados encontram-se as áreas de dunas, manguezais e marismas, que são ecossistemas reconhecidos pelo importante papel ecológico, social e econômico que desempenham nas regiões costeiras onde ocorrem.
A presente proposta trata-se de uma parceria entre os laboratórios de Ecologia da Vegetação Costeira e Paisagismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (INIS), visando atender o Programa Orla Ordenada, este proposto pela INIS/Prefeitura de Itajaí (SC).
Esta fase do programa contempla a implantação do projeto de recuperação da vegetação de dunas aplicando práticas de exclusão de espécies exóticas invasoras, conservação das espécies típicas encontradas no ecossistema e o plantio em locais onde registra-se a perda da mesma.
O projeto será desenvolvido por pesquisadores e acadêmicos associados aos grupos de pesquisa em Ecologia da Vegetação Costeira, Geotecnia e Recuperação de Áreas Degradadas, e laboratórios de Ecologia da Vegetação Costeira (CTTMAR) e Paisagismo (CTL) da UNIVALI, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (INIS).